sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Julie & Julia é delicioso (com trocadilhos, é claro)



Julie Powell é (inconscientemente, é claro) uma das maiores responsáveis pela existência deste blog. Sim, porque foi após ter tomado conhecimento da empreitada da moça (cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia Child durante os 365 dias do ano) que decidi criar um blog também. O filme Julie & Julia retrata com humor sólido e propositadamente despretensioso as desventuras de Julie (Amy Adams) numa minúscula cozinha do Queen’s, em Nova York. Ao mesmo, somos também introduzidos aos momentos mais marcantes da vida de Julia Child (Meryl Streep), uma senhora um tanto quanto desengonçada que se tornou cozinheira já após a maturidade (sua inspiração para o fato veio quando ela morava em Paris). Os momentos que passamos durante o longa com Julia e seu marido Paul (Stanley Tucci) são absolutamente deliciosos (com trocadilhos, é claro). A reconstrução de época (Paul e Julia chegaram a Paris no final dos anos 40) é sublime. O roteiro renderia uma bela aula de estrutura narrativa, e a direção da sempre competente Nora Ephron é mais uma vez segura e sensível.

P.S. – Assistindo ao filme percebi uma certa semelhança entre Julia Child e aquela cozinheira brasileira Palmirinha. Claro que Julia é infinitamente mais importante para a culinária mundial do que sua genérica brasileira. Mas que as duas são igualmente atrapalhadas, ah, isso são.

2 comentários:

  1. Então vc foi influenciada por elas, hein??? Bom saber hehe

    Eu gostei do filme, mas prefiro a parte da Amy Adams... Achei a Julia Child meio chatinha...

    Beijos
    Clênio
    www.lennysmind.blogspot.com
    www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do filme, mas é o típico filme que ver uma vez está de bom tamanho. Eu, não gostei muito da parte da Amy Adams, achei meio chata...

    PS: Minha mãe adora a palmirinha, e odeia a 'loirona' que entrou no programa da palimirinha, hahahaha.

    Abs.

    ResponderExcluir