quarta-feira, 31 de março de 2010

Chorai fãs: 24 Horas foi cancelada



Jon Cassar anunciou na última sexta-feira (26/03) o fim de 24 Horas, uma das séries mais inovadoras de todos os tempos e que atualmente está em sua oitava temporada. Cada temporada de 24 Horas mostra em "tempo real" um dia na vida do agente casca grossa Jack Bauer (assim, consequentemente, cada episódio representa uma hora da vida do cara). Bauer não tem medo de cara feia e utiliza métodos nada ortodoxos (e obviamente bastante controversos também) para obter informações de suspeitos de terrorismo. Acho que a fórmula da série, apesar de brilhante, cansou e acabou virando uma armadilha de si mesma. Nada que prejudique a saudade que sentiremos de nosso herói destemido.

domingo, 28 de março de 2010

Sandra Bullock e uma nova confissão



Aproveitando a fase “preciso confessar uma coisa” deste blog, aqui vai mais uma revelação: sempre gostei pacas da Sandra Bullock, desde os tempos de Velocidade Máxima e A Rede. Acho Bullock bonita, carismática e talentosa (quer conjunto melhor que esse?). Mas em Um Sonho Possível, filme baseado em uma história verídica, a namoradinha da América se supera. Ela passeia com desenvoltura por entre os incontáveis meandros de sua personagem (Leigh Anne Tuohy, uma mulher branca e rica que adota um rapaz negro de 17 anos sem nada saber seu passado). Leigh Anne é, sim, uma patricinha. Mas uma patricinha forte e decidida que passa ao largo dos clichês associados a mulheres de sua classe social. Ao mesmo tempo em que come em restaurantes caríssimos e dirige carro do ano, Leigh Anne dá dura nos brutamontes que implicam com sua nova cria. Filme bonito com interpretações arrebatadoras.

sábado, 27 de março de 2010

Lost



O episódio final de Lost vai se chamar, adivinhe se for capaz, The End. Afe, que coisa mais patética e sem criatividade. Mas não podemos negar que combina bem com pasmaceira que a série se tornou.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Katherine Heigl está fora de Grey's Anatomy



A atriz Katherine Heigl anunciou recentemente sua saída de Grey's Anatomy. Na minha opinião, já vai tarde. Izzie, a personagem de Katherine na série, estava se transformando em uma das criaturas mais chatas de todos os tempos na TV (quanta pieguice, Meu Deus do Céu). Fora que ninguém mais aguentava a atriz cuspindo no prato que comeu e metendo a boca em todos seus colegas de elenco.

quarta-feira, 24 de março de 2010

As maiores transformações físicas da história do cinema - parte 3



Robert Downey Jr. em Trovão Tropical

Em Trovão Tropical o norte-americano Robert Downey Jr. interpreta um ator australiano branco que faz o papel de um soldado negro. Entendeu? Nem eu. Mas o fato é que Downey Jr. está impagável e rouba todas as cenas em que aparece. Destaque também para a atuação de Tom Cruise no longa. O marido de Katie Holmes dá vida a um mega-empresário egocêntrico e boca suja, e quem diria: o galã tem sim vocação para a comédia.

terça-feira, 23 de março de 2010

Selinho



O Dicas e Listas recebeu ontem seu primeiro selinho. Estou radiante com a homenagem prestada pela fófis da Li do Seguindo os Tijolos Amarelos. E como reza a tradição aqui vai minha lista de preferidos:

Diário de Uma Atriz

Ranking de Cosméticos

Papo Nada Cabeça

Beaty e Cia

Não Tão Longe

Talita Ribeiro

Coisinhas da Lu

Garotas de Sorte

Salada Mista

Cores e Fios

Limo Bag

I Wish I Had

Uma Pessoa Comum

Shampoo de Laranja

Frescurinha

O que é o selinho (formalmente conhecido como Prêmio Dardos)?

O prêmio dardos é um reconhecimento dos valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais , etc, que , em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor a web.

Aqueles que recebem o selinho devem:

- Exibir a imagem do selo em seu blog;

- Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;

- Escolher outros 15 blogs a quem entregar o prêmio dardos;

- Avisar aos escolhidos sobre o selinho que eles ganharam.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobre Entre Irmãos e Tobey Maguire




Entre Irmãos está longe de ser um filme brilhante: a trilha sonora é inexpressiva, a montagem é fraca e a direção carece de ousadia.
Contudo nada neste longa conseguiu me incomodar mais do que a interpretação de Tobey Maguire como Sam Cahill, um militar de alta patente que tem de lutar no Afeganistão. Confesso que nunca gostei muito de Tobey. Seu carisma é inversamente proporcional a sua aparência frágil e debilitada. Acho Tobey o pior Homem-Aranha de todos os tempos (desde quando o Homem-Aranha tem aquela voz suave e aquela cara de bocó assustado?).
Brothers é mais um filme que escala Tobey para interpretar um personagem forte e determinado (sério, qual o problema desses produtores?). E, é claro, que mais uma vez Tobey não convence (talvez convença um pouquinho da metade pro final quando Sam volta da guerra meio atormentado e, conseqüentemente, mais fragilizado). Enfim, espere o filme sair em DVD.

sábado, 20 de março de 2010

Lista de diretores

A Entertainment Weekly divulgou recentemente uma polêmica lista do que ela considera os 25 melhores diretores em atividade hoje no cinema mundial. Confira:



1. Christopher Nolan
2. Martin Scorsese
3. James Cameron
4. Kathryn Bigelow
5. Steven Spielberg
6. Quentin Tarantino
7. Peter Jackson
8. Joel e Ethan Coen
9. Pedro Alomdóvar
10. Hayao Miyazaki
11. Clint Eastwood
12. Tim Burton
13. David Fincher
14. Paul Thomas Anderson
15. Guillermo del Toro
16. Steven Soderbergh
17. Jason Reitman
18. Spike Jonze
19. Danny Boyle
20. Ridley Scott
21. Brad Bird
22. Wes Anderson
23. Ang Lee
24. Michael Mann
25. Lee Daniels

Sério que o David Lynch e o Lars Von Trier ficaram de fora? Vai entender...

As imagens mais bonitinhas, fofinhas e cuti-cutis da semana





terça-feira, 16 de março de 2010

As maiores transformações físicas da história do cinema - parte 2






Eddie Murphy em Professor Aloprado, etc, etc, etc

Eddie Murphy pode não ser um ator brilhante, mas é preciso reconhecer que o cara não tem medo de encarar uma transformação física. Em Professor Aloprado, Murphy se desdobra entre sete (!!!!) personagens. O filme não foi muito bem aceito pela crítica, mas mesmo assim ganhou uma continuação (e, sim, o nome nem um pouco criativo deste segundo filme é Professor Aloprado 2). Em 2007, Murphy lançou Norbit, uma comédia bastante graciosa em que o ator dá vida a três indivíduos bastante distintos entre si: o homônimo ao título, Rasputia Latimore-Rice e Mr. Wong. O sujeito é versátil ou não é?

segunda-feira, 15 de março de 2010

A redençao de Mariah Carey



Buscando alavancar ainda mais sua carreira artística, Carey teve a brilhante idéia (NOT) de protagonizar em 2001 um filme sobre uma cantora problemática em busca da fama. O longa Glitter – O Brilho de Uma Estrela foi achincalhado pelos críticos e pelo público, tornando-se um dos maiores fiascos da história do cinema. Quase uma década depois, Carey conseguiu reunir forças não sei de onde para encarar uma nova incursão pelo mundo da sétima arte. Muitas coisas devem ter passado pela cabeça da pop star ao aceitar viver uma assistente social feiosa em Preciosa, e acredito que quase nenhuma delas fosse nem ao menos remotamente positiva. Porém, a calmaria sucedeu a tempestade e Carey está brilhante no papel; irretocável mesmo. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dica - Direito de Amar



O longa que marca a estréia de Tom Ford como diretor de cinema é visualmente brilhante. Direito de Amar (em inglês A Single Man) traz uma beleza irreparável em cada frame. Por vezes, o filme chega a ser hipnótico, tamanha a competência da estética visual de Ford. Não menos arrebatadoras são as atuações de Colin Firth, Julianne Moore e Nicholas Hoult. O resultado final de tudo isso é um dos filmes mais sensíveis, maduros e autorais dos últimos anos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Estrelas do cinema e suas escolhas profissionais equivocadas - parte 1

Adrien Brody



Adrien Brody é o mais jovem vencedor do Oscar de Melhor Ator da história. O reconhecimento máximo da indústria cinematográfica veio em 2003 (Brody tinha 29 anos de idade à época) por sua visceral atuação como o pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que por motivos que desafiam a lógica consegue escapar da implacável perseguição aos judeus na Segunda Guerra Mundial. Porém, nem mesmo estrelas do calibre de Brody estão livres de fazer escolhas profissionais questionáveis. Ano passado, ele aceitou o papel do inspetor boboca e incompetente Enzo Lavia no medíocre longa Giallo - Reféns do Medo. O filme padece de uma incômoda inércia e é de longe um dos piores trabalhos do diretor Argento.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Comentários sobre o Oscar

- George Clooney finalmente cortou aquela barba infame que ele vinha cultivando, mas porque diabos ele estava com a cara tão fechada ontem? Sério, chegou a pegar mal.

- Uma gafe sem tamanho terem esquecido de mencionar a Farrah Fawcett na lista de celebridades que faleceram em 2009.

- A zebra mais uma vez correu solta no prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. O longa argentino O segredo dos seus olhos não era nem de longe o favorito.

- Kristen Stewart ficou tão nervosa ao apresentar aquele vídeo sobre filmes de terror que pensei que ela ia simplesmente ter um colapso e cair no chão.

- Hilariante o sketch de Steve Martin e Alec Baldwin parodiando Atividade Paranormal.

Vencedores do Oscar 2010

Melhor filme: Guerra ao terror (Vitória do cinema autoral sobre o cinema meramente comercial).

Melhor direção: Kathryn Bigelow por Guerra ao terror

Melhor atriz: Sandra Bullock por Um sonho possível (E Bullock realizou a façanha quase inimaginável de faturar o Framboesa de Ouro e o Oscar no mesmo ano).

Melhor ator: Jeff Bridges por Coração louco

Melhor filme estrangeiro: O segredo dos seus olhos da Argentina (Segundo Oscar da história pro cinema argentino).

Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique por Preciosa

Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz por Bastardos inglórios

Melhor animação: Up – Altas aventuras

Melhor roteiro original: Guerra ao terror

Melhor roteiro adaptado: Preciosa

Melhor edição (montagem): Guerra ao terror

Melhor documentário: The cove

Melhores efeitos visuais: Avatar

Melhor trilha sonora: Up – Altas aventuras

Melhor cinematografia (fotografia): Avatar

Melhor mixagem de som: Guerra ao terror

Melhor edição de som: Guerra ao terror

Melhor figurino: The young Victoria

Melhor direção de arte: Avatar

Melhor maquiagem: Star trek

Melhor curta-metragem: The new tenants

Melhor documentário em curta-metragem: Music by Prudence

Melhor curta-metragem de animação: Logorama

Melhor canção: The weary kind de Coração louco

domingo, 7 de março de 2010

Expectativa para o Oscar (que noite feliz)!!



Hoje à noite, durante a maior premiação do cinema mundial, as seguintes perguntas serão respondidas:

- Será que Meryl Streep vai faturar seu terceiro Oscar ou Sandar Bullock vai surpreender e ficar com a estatueta ? (Ontem Bullock levou o Framboesa de Ouro de Pior Atriz por sua ridícula atuação na comédia romântica Maluca Paixão. Credo que ano mais bipolar está tendo esta moçoila!!).

- Será que Kathryn Bigelow vai derrotar seu ex-husband, James Cameron, e ficar com o prêmio de Melhor Direção? (Tomara que sim. Mais uma vez repito, seria uma merecida vitória do cinema autoral e bem roteirizado sobre o cinema meramente comercial).

- Quem vai ser a mais bem vestida?

- Quem vai ser a mais mal vestida?

- Terá o George Clooney removido aquela barba infame que ele estava cultivando?

- Por que Julienne Moore não foi indicada por seu brilhante trabalho em Direito de Amar? (Tá, tudo bem, essa pergunta não vai ser respondida hoje à noite, mas que é boa é).

Mistérios, mistérios, mistérios...

sábado, 6 de março de 2010

As maiores transformações físicas da história do cinema – parte 1

Charlize Theron em Monster



Para dar vida a serial killer Aileen Wuornos no filme Monster – Desejo Assassino (odeio esses subtítulos nada edificantes que os produtores brasileiros inventam para certos filmes estrangeiros. Sério gente pra que isso?), a estonteante atriz sul-africana Charlize Theron teve de se transformar em uma baranga de dar dó: em nome da arte, ela ganhou cerca de treze quilos, depenou as sobrancelhas e usou uma prótese dentária durante as gravações. A transformação física de Theron somada à interpretação visceral de Aileen lhe renderam o Oscar de Melhor Atriz em 2004.

terça-feira, 2 de março de 2010

Casais improváveis (mas aparentemente não impossíves) -parte 2



Woody Allen e Soon-Yi Previn

Em 1978, durante férias na Coréia, Mia Farrow e seu então marido Nadré Previn adotaram uma pequena garota de oito anos chamada Soon-Yi. O casamento dos dois foi pro vinagre, e alguns anos mais tarde a ex-intérprete-da-mãe-do-filho-do-coisa-ruim engatou um romance com o cineasta Woody Allen. Em 1992, Mia ficou chocada ao descobrir que Allen e Soon-Yi mantinham uma quase incestuosa (na minha opinião pelo menos) relação sentimental. Em 1997, Soon Yi e Allen se casaram.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Casais improváveis (mas aparentemente não impossíveis) – parte 1



Madonna e Jesus Luz

Ela tem 51 anos, ele 23. Ela tem quatro filhos, ele nenhum. Ela é uma celebridade internacional, ele um ilustre desconhecido. Então, eu pergunto: será que eles têm ao menos uma coisa (umazinha que seja) em comum?

Oscar 2010: os favoritos da Academia

A cerimônia de entrega do Oscar 2010 será realizada no próximo domingo (07/03). Pensando nisso, decidi listar os favoritos da Academia nas principais categorias. (Só para esclarecer: os favoritos da Academia não são, necessariamente, os meus preferidos).

Melhor filme
Avatar
The Blind Sinde
Distrito 9
Educação
Guerra ao Teror
Bastados Ingflórios
Preciosa
Um Homem Sério
Up – Altas Aventuras
Amor Sem Escalas
(Queria realmente que Guerra ao Terror surpreendesse e ficasse com a estatueta. Seria uma merecida vitória do cinema bem roteirizado sobre o cinema meramente blockbuster)

Melhor diretor
James Cameron – por Avatar
Kathryn Bigelow – por Guerra ao Terror
Quentin Tarantino – por Bastardos Inglórios
Lee Daniels – por Preciosa
Jason Reitman – por Amor Sem Escalas

Melhor ator
Jeff Bridges – por Crazy Heart
George Clooney – por Amor Sem Escalas
Colin Firth – por A Single Man
Morgan Freeman – por Invictus
Jeremy Rennet – por Guerra ao Terror

Melhor atriz
Meryl Streep – por Julie & Julia
Sandra Bullock – por The Blind Side
Helen Mirren – por The Last Station
Carey Mulligan – por Educação
Gabourey Sidibe – por Preciosa

Melhor ator coadjuvante
Christoph Waltz – por Bastardos Inglórios
Matt Damon – por Invictus
Woody Harrelson – por The Messenger
Christopher Plummer – por The Last Station
Stanley Tucci – por Um Olhar do Paraíso

Melhor atriz coadjuvante
Mo’Nique – por Preciosa
Penelope Cruz – por Nine
Vera Farmiga – por Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal – por Crazy Heart
Anna Kendrick – por Amor Sem Escalas

Melhor filme estrangeiro
A Fita Branca - Alemanha
Teta Assustada - Peru
O Profeta - França
Ajami - Israel
O Segredo de Seus Olhos - Argentina