quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Diga adeus ao sedentarismo!

Todo fim de ano, no estourar do champanhe e dos fogos de artifício, a rotina se repete: muitas promessas de mudança e de renovação são feitas. Algumas delas são cumpridas a risca, outras são simplesmente esquecidas em meio ao corre-corre diário.
Dois mil e dez já vai escrevendo sua própria história, e se você ainda não colocou em prática a resolução de iniciar uma atividade física, confira as dicas abaixo:

- Motive-se. Segundo recente pesquisa científica realizada pelo Ministério da Saúde dos EUA, o risco de um ataque cardíaco diminui cerca de 35% em pessoas que praticam atividades físicas há cinco ou mais anos.

- Antes de iniciar qualquer atividade procure um médico para fazer uma avaliação clínica, especialmente se você já tiver mais de 40 anos, for hipertenso ou diabético.

- Comece devagar para evitar lesões como distensões musculares logo nos primeiros dias. A carga de exercícios deve ser aumentada aos poucos.

- Respeite os limites de seu corpo e seja paciente, pois os resultados não aparecem do dia para a noite.

- Procure uma atividade física com a qual se identifique. Isso evitará que você desista precocemente da prática.

- O alongamento ajuda a relaxar a musculatura e a melhorar a postura corporal. Portanto, ele deve ser feito tanto no início quanto no final da atividade.

- Atente-se para a alimentação. Ela deve ser nutritiva e equilibrada. Isso significa muito carboidrato e pouca gordura.

- Se for realizar atividades físicas ao ar livre, lembre-se sempre do filtro solar.

Fonte: Proclin

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pare de fumar agora

Além de muita força de vontade, parar de fumar exige uma grande dose de autocontrole. Pensando nisso, euzinha preparei algumas superdicas* que irão ajudá-lo a abandonar o cigarro de uma vez por todas. Confira:

• Livre-se de tudo que esteja relacionado ao hábito de fumar, como fósforos, isqueiros, cinzeiros, etc.

• Informe sua decisão a todos seus amigos e familiares. Isso evitará que eles lhe ofereçam cigarros.

• Lembre-se sempre dos malefícios que o cigarro traz à sua saúde.

• Tenha em mente que existem outras maneiras mais saudáveis de reduzir o estresse, como praticar atividades físicas regularmente, ouvir música, ler um bom livro, etc.

• Para diminuir a vontade de fumar, evite café e bebidas alcoólicas. Beber bastante água também ajuda.

• Algumas pessoas preferem parar abruptamente; outras conseguem um efeito melhor diminuindo o consumo aos poucos. Descubra qual o seu perfil.

• Acredite: escovar os dentes imediatamente após as refeições reduz a vontade de fumar.

• Recaídas não devem ser vistas como fracassos. Siga em frente e não desista.

• Não hesite em procurar ajuda médica sempre que necessário.

• Coloque na ponta do lápis o valor que você poupará em um ano. Os números certamente irão surpreendê-lo e estimulá-lo.

* Para informações mais detalhadas, procure um especialista.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Homenagem


Esta foto é uma singela (porém sincera) homenagem ao blog Not So Far (www.nosofa.com.br).

sábado, 23 de janeiro de 2010

Alvin e Os Esquilos 2 (e alguém realmente entende o que eles falam?)

Semana passada fui ao cinema com meu priminho de 8 anos assistir a Alvin e Os Esquilos 2, e como ele é basicamente recém-alfabetizado fomos à sessão dublada (para meu imenso descontentamento). Bom, nem vou comentar nada sobre o filme (afinal, ele é tão bobo que nem vale a pena). O que mais me incomodou mesmo foi a impossibilidade de entender o que aqueles benditos esquilos (e esquilas também) falavam. Que vozes são aquelas, Meu Deus?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lista de remédios indispensáveis

Um dos e-mails mais engraçados que recebi nos últimos tempos.

Remédios Indispensáveis

Semancol
Indicações: Tratamento da falta de noção em geral.

Contra-Indicações: Não há. Um pouco de Semancol provou-se benéfico a quaisquer usuários.

Efeitos colaterais: Foram relatados alguns casos em que o uso de Semancol gera uma forte depressão logo nas primeiras semanas de uso. Normalmente porque o paciente passa a perceber o que fazia/era antes, então surta. Exemplos: "Oh, meu Deus. Eu usava mesmo a bota por cima da calça?!? Quero morreeeeeer!"

Esquecil
Indicações: Problemas de coração partido, traumas em geral, Copa do Mundo de 2006.

Contra-Indicações: Pessoas casadas, garçons, gestantes loiras (podem esquecer da gravidez e acabar fazendo uma lipo na barriga).

Efeitos colaterais: Esquecil apaga completamente a memória recente. Cuidado com a superdosagem! Há casos de políticos usuários de Esquecil que alegaram não saber de nada!

Desgargalhol
Indicações: Muito indicado em casos de crises de riso súbitas e inapropriadas, como em velórios, missas, reuniões em que o chefe tem um feijãozinho no dente.

Contra-Indicações: Para os momentos em que o chefe resolve contar piadinhas sem graça, para pessoas que trabalham como claque, mulatas globeleza e o Bira (do Programa do Jô).

Efeitos colaterais: O uso contínuo endurece as feições, além de tornar a vida bem mais chata.

Ficabonzin
Indicações: Criancinhas mal-criadas e/ou hiperativas, em qualquer idade. Ficabonzin tem em sua fórmula Pesabundil, um composto capaz de criar uma sensação de peso nas nádegas dos pestinhas, mantendo-os sentadinhos no lugar, sem quebrar nada. Contém também antipentelhomicina, que provoca paralisia completa das cordas vocais, impedindo berros e manhas.

Contra-Indicações: Adultos do sexo masculino, que com o tempo passam a produzir espontaneamente Pesabundil em seu organismo. Se você der Ficabonzin a um adulto destes, nunca mais o inútil se levanta do sofá.

500 dias com ela

Fiquei absolutamente surpresa com a vitória de "Se beber, Não case" na categoria Melhor Filme de Comédia ou Musical do Globo de Ouro 2010. Não sei não, mas essa escolha me cheirou a populismo. Afinal, o longa de Todd Phillips é a comédia R-rated (proibida para menores de 17 anos nos EUA) que mais faturou em toda a história do cinema. Essa foi a única explicação mais ou menos plausível que consegui encontrar. Meu favorito era o encantador, mas não tão bom de bilheteria assim, 500 dias com ela.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Eu amo o Mort de Madagascar




Se o título deste post fosse uma comunidade do Orkut, ela certamente não teria muitos seguidores. Afinal, não existem lá muitas razões concretas para se amar o Mort; ele quase não aparece nos filmes e suas falas são absurdamente escassas. Porém, quem consegue não se apaixonar por aqueles olhinhos tristes e "pidonchos"? Simplesmente irresistível.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

E o Globo de Ouro foi para...

CINEMA

Melhor filme dramático
Avatar

Melhor comédia ou musical
Se Beber, Não Case

Melhor diretor
James Cameron, por Avatar

Melhor ator em drama
Jeff Bridges, por A Crazy Heart

Melhor atriz em drama
Sandra Bullock, por The Blind Side

Melhor ator em comédia ou musical
Robert Downey Jr., por Sherlock Holmes

Melhor atriz em comédia ou musical
Meryl Streep, por Julie e Julia

Melhor atriz coadjuvante
Mo-Nique, por Preciosa

Melhor ator coadjuvante
Christopher Waltz, por Bastardos Inglórios

Melhor filme animado
Up - Altas Aventuras

Melhor filme estrangeiro
The White Ribbon

Melhor Roteiro
Jason Reitman, Sheldon Turner - Amor Sem Escalas

Melhor canção original
"The Weary Kind" (The Crazy Heart)

Melhor trilha sonora
Michael Giacchino, por Up - Altas Aventuras

TV

Melhor série dramática
Mad Men

Melhor atriz em série dramática
Julianna Margulies, por The Good Wife

Melhor ator em série dramática
Michael C. Hall, por Dexter

Melhor série cômica ou musical
Glee

Melhor atriz em série cômica ou musical
Toni Collette, por United States of Tara

Melhor ator em série cômica ou musical
Alec Baldwin, por 30 Rock

Melhor minissérie ou telefilme
Grey Gardens

Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Drew Barrymore, por Grey Gardens

Melhor ator em minissérie ou telefilme
Kevin Bacon, por Taking Chance

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Chloë Sevigny, por Amor Imenso

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
John Lithgow, por Dexter

Diquinha

Se você acha que Meryl Streep está totalmente "over the top" no filme "Julie & Julia", recomendo que assista a alguns vídeos da verdadeira Julia Child preparando seus quitutes na TV norte-americana. (Sério, sua opinião vai mudar sensivelmente depois disso). É só dar uma passadinha no Youtube e conferir.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Eta cachorrinho curioso (e corajoso também, é claro)

Cidadão do Mundo

Esse não é nem uma lista nem um apunhado de dicas, mas esse artista merece todo nosso reconhecimento (totalmente "underrated" no Brasil).

Num apartamento em Curitiba, um simpático senhor de 74 anos abre as portas para a nossa reportagem com um animado: “Bom dia. Tudo bem?”. Os cabelos grisalhos e a voz pausada não mentem: Waltel Branco já um mestre nesta arte chamada vida. O músico, que é nascido em Paranaguá e cidadão benemérito da capital paranaense, tem tantas histórias para contar que tentar transcrevê-las em uma única reportagem seria por demais pretensioso. Os inúmeros troféus em cima da estante da sala nos dão a certeza de que realmente estamos diante de um dos arranjadores dos filmes “Pantera Cor-de-Rosa” (esse mesmo que você está pensado) e “Filhos de Pablo”.
A vocação de Waltel para a música vem de berço. Seu pai, Ismael Helmuth Scholtz Branco, era maestro e tocava saxofone e clarinete. Mesmo sendo parnanguara, Waltel nunca fixou raízes na cidade litorânea. “Nasci às 18 horas e às 20 horas já estava em Curitiba”, afirma. “Só fui conhecer Paranaguá pouco tempo atrás”, diz.
Aos 20 anos, Waltel foi para os Estados Unidos tocar jazz. Acabou virando professor clássico em Illinois. Pouco tempo depois, Waltel mudou-se para Cuba. Lá se apresentou com músicos renomados como Lia Farrel, Perez Prado, Mongo Santamaria e Chico O´Farrow. Em 1962, quando Fidel Castro assumiu o poder na ilha, Waltel migrou para Nova Iorque, onde tocou por dois anos com Dizzy Gillespie.
Quando voltou ao Brasil, Waltel adotou o Rio de Janeiro como nova casa. Lá morou com João Gilberto, num apartamento em Copabana. O primeiro disco do chamado pai da Bossa Nova, Chega de Saudade, foi todo arranjado pelo paranaense. “O João Gilberto é gente fina. Só é meio pancada”, brinca. Nesta mesma época, ele também compôs dois choros com Pixinguinha.
Reiniciando sua peregrinação pelo mundo, Waltel foi parar na Espanha. Lá, teve a oportunidade de ser músico do Rei Juan Carlos de Bourbon e de estudar com Andrés Segovia, o maior violonista clássico do mundo. Hoje Waltel ainda é, sempre que requisitado, o substituto do guitarrista flamenco Paco de Lúcia em apresentações pela Europa.

Waltel e a Rede Globo

Em 1963, Waltel conheceu Roberto Marinho nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, recebeu um convite para trabalhar em O Globo. Quando a TV Globo foi fundada, Waltel foi transferido para lá. Logo assumiu a coordenação do departamento musical da emissora. Compôs, entre tantas outras, as trilhas do Telecurso 2º Grau, das novelas O Bem Amado e Roque Santeiro e dos seriados Morte e Vida Severina e Os Trapalhões. Nos anos em que esteve na emissora, ajudou a lançar nomes expressivos como Elis Regina, Wando, Rosa Passos, Flora Purim, Kid Abelha e Belchior.
Em 1991, Waltel se mudou para São Paulo, onde atuou como professor da Universidade Livre de Música. Há pouco tempo, Waltel descobriu que uma caixa com 15 CDs de músicas suas foi lançada no Japão.
A importância histórica de Waltel para a música mundial foi devidamente reconhecida pela Enciclopédia Delta Larousse, lançada em 1972. O músico tem seu nome registrado no terceiro livro da coleção.


O Sr. nasceu em Paranaguá, mas não ficou nem 24 horas lá. Por quê?

Minha mãe estava visitando Paranaguá com meu pai quando eu nasci, prematuro de sete meses. Nasci num bairro chamado Campo Grande. Hoje é o local onde fica a Igreja. Mas na época era só um campo cheio de vacas. Como era prematuro e lá não tinha médico pra me tratar, meus pais me trouxeram correndo para Curitiba.

O Sr. começou tocando bateria, mas logo se interessou pelo violão. Por quê?

O violão é o instrumento que eu mais gosto. É o instrumento que mais se adapta a mim.

Como foi sua ida para os Estados Unidos em 1962?

Naquele ano, eu trabalhava com Perez Prado em Cuba. Quando o Fidel tomou conta, ele, que não era comunista, disse: “Vamos todos para Nova Iorque que nós não temos nada a ver com esse regime aqui”. Fomos para Nova Iorque e lá ficamos por um tempo.

O Sr. conviveu bastante com o Cazuza, não?

Sim. O Cazuza morou comigo no Rio. Ele era mais filho da minha mulher do que da mãe dele. Fiz vários arranjos para ele. Mudei muita música dele. A Faz Parte do Meu Show ele gravou primeiro como rock. Daí, eu peguei a letra e disse: “Vamos fazer samba disso aqui”. E deu certo.

O Sr. já viajou bastante. Qual é a sua cidade preferida?

Roma. Parece a Bahia. Só o povo que é diferente. As pessoas são mais cultas e educadas.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Personal stylist, personal shopper, personal organizer: acredite, eles já existem!

O atendimento personalizado caiu de vez no gosto do público brasileiro. E a euforia que hoje cerca esse nicho mercadológico abriu espaço para novas e interessantes variações dos chamados “personais”: personal chef, personal stylist, personal dietitian, personal shopper, personal organizer, etc. Às vezes, até mesmo quem domina a língua inglesa tem dificuldades em compreender quais são exatamente as atribuições de cada um desses profissionais. Para auxiliá-lo nessa difícil tarefa, confira este um pequeno guia:

Personal Chef: Prepara refeições personalizadas de acordo com as preferências de cada cliente ou grupo de clientes. Ideal para quem gosta de promover festas e jantares em casa, mas não quer se preocupar com a elaboração do cardápio ou com o preparo da comida.

Personal Stylist: É um consultor de imagem e estilo. Sua principal função é auxiliar o cliente a se vestir de maneira apropriada tanto no campo pessoal quanto no profissional.

Personal Dietitian: Além de elaborar cardápios balanceados, ministrar aulas de culinária e orientar as compras do supermercado, o personal dietitian pode ajudar na organização da geladeira e, até mesmo, na escolha correta do restaurante.

Personal Shopper: Assim como o personal stylist, o personal shopper auxilia na construção de uma imagem correta tanto no campo pessoal quanto no profissional. Ele deve ainda escolher as lojas mais adequadas a cada cliente e a forma de pagamento mais vantajosa.

Personal Organizer: Organiza ambientes domésticos e profissionais, aumentando o conforto, a praticidade e a harmonia dos espaços.